Milheto: cobertura de solo

Milheto: cobertura de solo

Muito antes da colheita e do lucro, o produtor rural deve se preocupar com outras coisas. Uma das principais, se não a principal, é a preparação adequada do solo para receber o plantio da vez. Para esta tarefa, o produtor rural tem uma grande variedade de forragens disponíveis no mercado; mas, como em qualquer mercado, algumas opções são mais indicadas e apresentam mais resultados em determinada época do que outras. Esse pensamento nos leva à dica de hoje: a cobertura do solo com milheto.

Benefícios da cobertura de solo com milheto

Essa gramínea anual de verão se adapta com facilidade a vários tipos de solo, mesmo em casos de baixa fertilidade e déficit hídrico. Sua forragem penetra entre 7 a 10 centímetros no solo, formando uma palhada que evita a sua descompactação, além de protegê-lo contra chuvas fortes, reduzindo também os efeitos da erosão.

Todos esses fatores colaboram para o plantio direto, o que elimina o excesso de gastos com mais preparações para o solo.

Milheto: alta ciclagem de nutrientes, e excelente produção de biomassa

Outro benefício que o milheto oferece é a reciclagem de nutrientes do solo com a fixação de potássio, além de resistir às principais pragas, reduzindo consideravelmente a população de nematóides. Trata-se de uma excelente opção para regiões do cerrado e em áreas com solo arenoso.

Entrando agora em termos mais técnicos, o milheto atinge 1,5 a 1,8 metros de altura, possui alta tolerância à seca, média tolerância ao frio, boa digestibilidade e excelente palatabilidade, com 13 a 16% de teor de proteína bruta, sendo ótima opção para pastagem e ainda altíssima produção de biomassa.

Quer mais dicas importantes como essa? Assine nossa newsletter e siga nosso Facebook!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp